Abertura de novos de Grupos

Gostava de abrir um Grupo de Escoteiros na sua região?

A abertura de um Grupo de Escoteiros constitui uma responsabilidade acrescida, porque inclui a criação de condições mínimas em termos logísticos, administrativos e financeiros. Por outro lado, muitas das equipas que se propõem abrir novos Grupos são compostas por pessoas recém-chegadas ao Escotismo, às quais é necessário conferir uma formação escotista consentânea com o elevado grau de interesse e boa vontade que apresentam, sendo essa formação indispensável para que o trabalho com os jovens seja profícuo e de acordo com os objetivos pedagógicos da Associação dos Escoteiros de Portugal e da Organização Mundial do Movimento Escotista.
O processo de abertura de novos Grupos na Associação dos Escoteiros de Portugal está perfeitamente regulamentado, procurando garantir-se uma organização e modo de funcionamento do novo Grupo, que se repercuta numa boa qualidade do Escotismo praticado, na auto-suficiência do futuro funcionamento e no seu desenvolvimento.
O procedimento de abertura, ou reativação, de um Grupo de Escoteiros implica o cumprimento dos seguintes pressupostos:

  • Consideram-se condições fundamentais, de cumprimento obrigatório por todas as entidades que pretendam abrir um Grupo de escoteiros na AEP:
    • Nenhuma atividade com jovens será realizada sem que estejam liquidados o seguro e a quota associativa.
    • Os adultos envolvidos, ainda que indiretamente, na abertura de um Grupo não podem efetuar quaisquer negociações, e muito menos assumir compromissos, com entidades externas em nome da Associação dos Escoteiros de Portugal, sem a indicação escrita da Chefia Nacional. Esta indicação será enviada após a apreciação positiva do disposto no regulamento.
  • O incumprimento destas condições implica o cancelamento da abertura do novo Grupo podendo, caso a Chefia Nacional o entenda, haver lugar à interposição pela AEP de ação judicial, nomeadamente, por prejuízos e danos causados à Associação. Nestas situações, a Chefia Nacional poderá ainda rejeitar a participação dos membros envolvidos na abertura de novos Grupos ou o seu ingresso em Grupos já existentes.

Se estiver interessado em abrir um Grupo de Escoteiros por favor contacte os nossos Serviços Centrais