Imprensa

Disponibilizamos aqui material sobre os Escoteiros de Portugal que pode ser usado pelos OCS quando elaboram trabalhos sobre a nossa associação.


Os Escoteiros de Portugal assumem e promovem a liberdade religiosa de cada um dos seus membros
Os Escoteiros de Portugal são os únicos representantes no nosso país, do escotismo interconfessional e plural, tal como foi concebido pelo Fundador do Escotismo, Lord Baden-Powell of Gilwell.

Na Associação dos Escoteiros de Portugal coexistem muitas orientações religiosas, muito embora a maioria dos seus membros professe a religião Católica. Desde a fundação que o princípio da liberdade religiosa tem sido respeitado e assegurado, assumindo-nos claramente como uma Associação interconfessional, através da consagração dessa característica nos estatutos e pela total independência relativamente a estruturas religiosas.
Defendemos a pluralidade e promovemos a cooperação e o respeito inter-religioso, bem como a adesão voluntária a princípios espirituais.


O Escotismo assenta na educação não formal com atividades que promovem a proteção e o contacto com a natureza, a educação ambiental, a intervenção social, a cooperação para o desenvolvimento, a promoção para o voluntariado social, a educação para a paz, a cultura, o desporto, a educação para a saúde e a formação de adultos.
O Escotismo é um movimento global para jovens onde se aprende fazendo, onde crianças e jovens desenvolvem as suas capacidades de liderança, de trabalho em grupo e a sua responsabilidade individual.

Aqui explicamos mais em detalhe o que é o Escotismo e a nossa Missão, Visão e Valores.


Os Escoteiros de Portugal são fundadores da Organização Mundial do Movimento Escotista (WOSM) e, juntamente com o Corpo Nacional de Escutas, são membros da Federação Escotista de Portugal.

Somos a mais antiga associação juvenil portuguesa e orgulha-mo-nos da nossa história mais que centenária.


Podem ainda usar o seguinte material:

FOTOS E LOGÓTIPOS

VÍDEOS

 

 

 

Para mais informações PF contactar:

imprensa @ escoteiros.pt